[ 22/12/2004 ]
• TURBO DE ÔNIBUS DA EMPRESA OURO E PRATA SUPERA DEZ...
 
[ 15/12/2004 ]
• GARRETT MOSTRA COMO LEGALIZAR A INSTALAÇÃO DE TURB...
 
[ 8/12/2004 ]
• ANTES DE RECEBER O DIPLOMA ESTUDANTES CONSTRÓEM PR...
 
[ 25/11/2004 ]
• GARRETT PREMIA FORNECEDORES E MOSTRA AS TENDÊNCIAS...
 
[ 9/11/2004 ]
• NA SAE 2004, GARRETT MOSTRA O FUTURO E COMEMORA ...
 
[ 5/11/2004 ]
• GARRETT PROMOVE SIMPÓSIO COM FORNECEDORES PARA GAR...
 
[ 28/10/2004 ]
• GARRETT FIRMA PARCERIA COM A REDE BOSCH SERVICE...
 
[ 22/10/2004 ]
• GARRETT ATINGE EM SETEMBRO RECORDE DE PRODUÇÃO DE ...
 
[ 13/10/2004 ]
• GARRETT E SENAC SÃO PAULO FORMAM MAIS UM GRUPO DE ...
 
[ 29/9/2004 ]
• POLIANA CONTI ASSUME DIRETORIA DE RH DA HONEYWELL ...
 
[ 9/9/2004 ]
• ENGENHEIRO BRASILEIRO DA GARRETT VAI PROJETAR TURB...
 
[ 2/9/2004 ]
• GARRETT INSPIRA-SE NAS CORRIDAS PARA AMPLIAR VENDA...
 
[ 23/8/2004 ]
• HONEYWELL TURBO TECHNOLOGIES, NOVO NOME DA GARRETT...
 
[ 2/8/2004 ]
• POLO TRICOMBUSTÍVEL TEM TURBO PROJETADO PELA GARRE...
 
[ 2/8/2004 ]
• NA GARRETT, PATRICIA BUENO ASSUME O CARGO DE CONTR...
 
[ 19/7/2004 ]
• NA FESTA DO CAMINHONEIRO, GARRETT VAI ORIENTAR MOT...
 
[ 5/7/2004 ]
• EMPRESAS DE GUARULHOS UNEM-SE POR MELHOR QUALIDADE...
 
[ 28/6/2004 ]
• WILSON DIAS, MAIS UM BRASILEIRO DESIGNADO PARA A G...
 
[ 17/6/2004 ]
• TURBO GARRETT CONTRIBUIU PARA O RECORDE MUNDIAL DE...
 
[ 8/6/2004 ]
• GARRETT REGISTRA CRESCIMENTO DE 20% NA PRODUÇÃO DE...
 
[ 3/6/2004 ]
• CHRISTIAN STRECK, NOVO GERENTE DE ENGENHARIA DA GA...
 
[ 21/5/2004 ]
• GARRETT CONQUISTA O PRÊMIO MARCA PELO QUINTO ANO C...
 
[ 17/5/2004 ]
• PARATI BRASILEIRA DESTACA-SE EM TESTE DA GARRETT, ...
 
[ 7/5/2004 ]
• JORNALISTAS COMPLETAM DEZ CORRIDAS NO TESTE COM O ...
 
[ 4/5/2004 ]
• GARRETT ANUNCIA ESTAR PRONTA PARA FORNECER TURBOS ...
 
[ 26/4/2004 ]
• KARINA K. DIAS, ENGENHEIRA BRASILEIRA É DESIGNADA ...
 
[ 14/4/2004 ]
• ENGENHEIRO DA GARRETT GANHA PRÊMIO DE TECNOLOGIA D...
 
[ 6/4/2004 ]
• COM TURBO GARRETT,VW LUPO É UM DOS CARROS MAIS E...
 
[ 11/3/2004 ]
• CAMINHÃO MERCEDES ATINGE UM MILHÃO DE QUILÔMETROS ...
 
[ 25/2/2004 ]
• NO DIA DA MULHER, GARRETT PRESTA HOMENAGEM ÀS MOTO...
 
[ 11/2/2004 ]
• COM BITURBO GARRETT, BENTLEY ARNAGE T-24 MULLINER ...
 
[ 3/2/2004 ]
• GARRETT ULTRAPASSA 200.000 TURBOS PRODUZIDOS EM 20...
 
[ 22/1/2004 ]
• GARRETT RECEBE RECOMENDAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO ...
 
[ 14/1/2004 ]
• JOSÉ RUBENS VICARI ASSUME DIREÇÃO GERAL DA GARRETT...
 
[ 6/1/2004 ]
• NA TURBOALIMENTAÇÃO, O AR AJUDA A AUMENTAR A POTÊN...
 


Garrett


- Eventos
- Banco de Imagens

http://www.garrett.com.br/

 

Release: 6/1/2004
NA TURBOALIMENTAÇÃO, O AR AJUDA A AUMENTAR A POTÊNCIA DO MOTOR
 
Alta Resolução O sistema de turboalimentação, como o aplicado pela Volkswagen na Parati Crossover, é um componente idealizado para desempenhar a função de fornecer maior quantidade de ar ao motor do que ele pode aspirar normalmente. Por intermédio da chamada superalimentação, contribui para o motor obter melhores resultados de torque e de potência. O turbo adotado na Parati Crossover é o modelo Garrett GT12, que faz do motor VW o 1.0 mais potente do mundo, com 112 cv.

A turboalimentação nasceu de uma idéia simples, patenteada pelo suíço Alfred Bucchi, em 1905, e baseada no princípio de que a performance do motor depende da quantidade de ar que admite. Bucchi recorreu à turboalimentação para executar a função de "empurrar" para dentro dos cilindros uma quantidade maior de ar, comparada à que poderia ser "sugada" pelos pistões.

A idéia de Bucchi e de outros especialistas foi contribuir com maior eficiência, com base na comprovação de que apenas um terço de toda a energia gerada por um motor de combustão interna é aproveitado para o seu funcionamento. Os outros dois terços são dissipados pelos sistemas de arrefecimento e de exaustão dos veículos.

A simplicidade da turboalimentação está no aproveitamento dos gases liberados pelo motor, ainda com muita energia, que acionam uma turbina, com o compressor do outro lado de seu eixo. São dois rotores interligados pelo eixo. Acionado pela energia obtida do reaproveitamento dos gases de escape, que em um motor naturalmente aspirado são eliminados pelo sistema de exaustão, o rotor motriz movimenta o outro rotor, que realiza a compressão do ar de admissão.

Dessa forma, é possível, na mesma capacidade volumétrica, fornecer mais combustível para o motor, o que gera maior potência. Outro benefício é a queima do combustível de forma mais eficiente, garantindo melhor consumo e menores índices de emissões de poluentes. Pelas vantagens que proporciona e pelas exigências cada vez mais severas impostas pelo mercado, a aplicação do turboalimentador apresenta evolução em todo o mundo.

Outra vantagem que a turboalimentação apresenta é a tendência do processo de "downsizing", que se constitui na redução do tamanho dos motores, gradativamente aplicada pela indústria automobilística. Ou seja, a turboalimentação permite que um motor 1.0L tenha níveis de torque e de potência iguais ou maiores que os de maior capacidade cúbica, proporcionando redução de peso dos veículos, de consumo de combustível e de emissões de gases poluentes, além de liberar espaço para melhor acomodação dos componentes.

A Parati Crossover, nas versões 1.0L Turbo e 2.0L naturalmente aspirado, dá um exemplo claro dessa tendência. Demonstra que o motor 1.0L possui os níveis de torque e de potência de um propulsor com o dobro de capacidade cúbica. Com o turbo Garrett, o motor 1.0L da Parati Crossover tem potência de 112 cv, superior à gerada pelo VW AP-1800 (99 cv) e igual à do VW AP-2000, com 112 cv.

Além de estar sendo gradativamente aplicada em motores a gasolina por um grande número de fabricantes de veículos, a turboalimentação foi amplamente adotada em caminhões e ônibus, segmentos em que os motores naturalmente aspirados praticamente deixaram de ser utilizados.

Imagem: arquivo Garrett.


 

Releases Anteriores

[ 2003 ]

[ 2004 ]

[ 2005 ]

[ 2006 ]