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Release: 6/4/2004
COM TURBO GARRETT,VW LUPO É UM DOS CARROS MAIS ECOLÓGICOS
 
Alta Resolução O Volkswagen Lupo 3L, com motor 1.2L, movido a diesel é um dos automóveis com o menor nível de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em todo o mundo. Com sistema de turboalimentação Garrett, emite apenas 86 gramas de CO2 por quilômetro, de acordo com o anuário L’Automobil Revue, importante publicação européia especializada em indústria automobilística.

Além do VW Lupo, o Audi A2 Eco, também com motor 1.2L, e o Smart, nas versões Passion, Pulse e Pure, com motor de 800 cc, são outros carros ecológicos. O Audi A2 Eco possui o mesmo nível de emissões de CO2 que o VW Lupo, enquanto os modelos Smart apresentam emissão de 90 gramas por quilômetro. O Prius, da Toyota, modelo híbrido (gasolina e eletricidade), também está entre os mais ecológicos. Na indicação da revista, a versão com transmissão automática apresenta 120 g/km.

O dióxido de carbono é considerado um dos poluentes mais agressivos à camada de ozônio que envolve o globo terrestre e o seu controle representa um desafio para a indústria automobilística a partir das decisões decorrentes do Protocolo de Kyoto. Estabelecido em dezembro de 1997, esse acordo internacional impõe metas rigorosas para o controle dos gases causadores do efeito estufa.

A revista publica também variadas informações sobre mais de 1.800 modelos de automóveis, produzidos principalmente na Europa, Japão e Estados Unidos, e mostra a diferença em termos de poluição ambiental provocada pelo dióxido de carbono entre modelos a gasolina e a diesel.

Diesel menos poluente

As informações sobre as emissões de CO2 revelam que o sistema de turboalimentação torna os automóveis a diesel mais compatíveis com o meio ambiente. De acordo com os números publicados, os carros com motor a diesel são, em média, 25,3% menos poluentes que modelos equivalentes, movidos a gasolina.

O VW Lupo, com motor a gasolina, por exemplo, emite 139 gramas de dióxido de carbono/quilômetro, 38% a mais que a versão a diesel. Em termos de consumo de combustível, enquanto o modelo a gasolina consome 5,8 l para percorrer 100 km (16,2 km/l), a versão a diesel precisa de apenas 3,2 litros para a mesma distância, com média de 31,2 km/l. O Smart a gasolina emite 116 g de CO2 por quilômetro, 23,7% superior à versão diesel. Para cada 100 quilômetros, o modelo a gasolina utiliza 4,8 litros (20,8 km/l), contra apenas 3,4 litros (29,4 km/l) do diesel.

Celso Samea, diretor comercial e de engenharia da Garrett no Brasil, considera incontestável a vantagem da turboalimentação em termos ambientais e esclarece que a empresa tem realizado um programa sistemático de divulgação, mostrando ser preciso desmistificar que o turbo é, prioritariamente, um componente para aumentar a performance do motor. "No Brasil, por exemplo, com as novas leis de emissões que entraram em vigor este ano, todos os motores a diesel de aplicação veicular utilizam o turbo, justamente pela contribuição que presta em termos ambientais", salientou.

O executivo explica que, na Europa, mais de 40% dos automóveis são movidos a diesel, todos turboalimentados e que, gradativamente, as montadoras estão utilizando o sistema também para motores a gasolina pelas vantagens que apresenta em desempenho, economia de combustível e preservação ambiental. Outra razão importante salientada por Samea é a tendência do chamado "downsizing", que leva as empresas a reduzirem o tamanho dos motores, obtendo potência até superior à de propulsores de maior capacidade cúbica. Segundo Samea, o "downsizing" também permite diminuir o peso dos veículos, aproveitar melhor o espaço no cofre do motor e proporcionar menores custos de produção.


 

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