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Release: 4/5/2004
GARRETT ANUNCIA ESTAR PRONTA PARA FORNECER TURBOS PARA ÔNIBUS A GÁS
 
Alta Resolução A Garrett anunciou que está pronta para fornecer sistemas de turboalimentação aos fabricantes de motores para o programa de utilização de ônibus a gás para o transporte urbano de passageiros. O diretor comercial e de engenharia da empresa, Celso Samea, informou que a empresa produz o modelo TBP45, que equipa os motores dos ônibus que circulam atualmente na cidade de São Paulo e também o modelo OM447hLAG, exportado pela DaimlerChrysler para a Alemanha. O executivo esclareceu que a Garrett possui tecnologia para desenvolver e produzir qualquer tipo de sistema de turboalimentação de motores.

Segundo as informações divulgadas em São Paulo, a Petrobras anunciou que manterá o preço do gás limitado a 55% do valor do óleo diesel. Com isso, no prazo de seis anos, 60% dos ônibus das principais regiões metropolitanas do País serão movidos a gás, o que irá contribuir para a redução da poluição ambiental. Atualmente, estima-se que o transporte urbano de passageiros conta com uma frota correspondente a 50.000 veículos.

Turbo ecológico

O turbocompressor Garrett TBP45 foi projetado com base no conceito "Lean Burn", com baixo nível de emissão de poluentes, e permitiu que o conjunto motor/turbocompressor fosse o primeiro a receber certificação de acordo com as normas EEFV (Enhanced Environmental Friendly Vehicles – de Avançada Compatibilidade com o Meio Ambiente), mais severa que a Euro V, prevista para entrar em vigor na Europa a partir de 2008.

A certificação permite a instalação do motor em ônibus de uso urbano no mercado europeu, com identificação ecológica. A primeira pré-série do motor OM447hLAG produzida no Brasil foi exportada em 1999 para a divisão de ônibus da DaimlerChrysler, da Alemanha (EvoBus), para renovação da frota utilizada na cidade de Hannover, por ocasião da Expo 2000.

Em virtude da tecnologia do ciclo Otto com turbocompressor e aftercooler, catalisador de oxidação e gerenciamento eletrônico de suas funções, as emissões do motor brasileiro são inferiores às exigidas em óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), hidrocarbonetos não metanos (NMHC) e metano (CH4). A emissão de material particulado é praticamente inexistente.


Foto: arquivo DaimlerChrysler


 

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