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Release: 17/6/2004
TURBO GARRETT CONTRIBUIU PARA O RECORDE MUNDIAL DE ALTITUDE DA FORD RANGER
 
Alta Resolução A eficiência da turboalimentação em elevadas altitudes foi decisiva para quebra do recorde mundial, com 6.142 metros, registrado em março último, por uma pick-up Ford Ranger, na Cordilheira dos Andes, em território argentino. A informação foi prestada por Celso Samea, diretor Comercial e de Engenharia da Garrett, principal fabricante brasileiro de sistemas de turboalimentação e fornecedora do turbo TGV (turbocompressor de geometria variável) que equipa o motor International Engines do veículo.

O executivo informou que a turboalimentação é responsável pela elevação média de 30% do desempenho de um motor e que também compensa a perda de massa de ar, característica em elevada altitude (ar rarefeito). Um dos exemplos de eficiência em altitude é a ampla utilização do sistema pela indústria aeronáutica.

Segundo estudos da indústria automobilística, enquanto o motor turboalimentado mantém os níveis de torque e de potência, um propulsor naturalmente aspirado (sem turbo) perde em média 10% de sua eficiência a cada 1.000 metros acima do nível do mar, em função da menor massa de ar admitida. A 6.000 metros de altitude, um motor aspirado de 138 cv de potência teria a sua eficiência comprometida em torno de 60% e chegaria com apenas 55,2 cv. O prejuízo maior seria em relação ao torque, reduzido dos iniciais 38 kgf.m para cerca de 15,2 kgf.m.

Pelo desempenho durante o recorde, a Ford Ranger deverá ser utilizada brevemente em serviços especiais em uma mina, localizada a 5.000 metros de altitude, na região de San Juan, também na Cordilheira dos Andes.

Foto: arquivo Ford


 

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