[ 22/12/2004 ]
• TURBO DE ÔNIBUS DA EMPRESA OURO E PRATA SUPERA DEZ...
 
[ 15/12/2004 ]
• GARRETT MOSTRA COMO LEGALIZAR A INSTALAÇÃO DE TURB...
 
[ 8/12/2004 ]
• ANTES DE RECEBER O DIPLOMA ESTUDANTES CONSTRÓEM PR...
 
[ 25/11/2004 ]
• GARRETT PREMIA FORNECEDORES E MOSTRA AS TENDÊNCIAS...
 
[ 9/11/2004 ]
• NA SAE 2004, GARRETT MOSTRA O FUTURO E COMEMORA ...
 
[ 5/11/2004 ]
• GARRETT PROMOVE SIMPÓSIO COM FORNECEDORES PARA GAR...
 
[ 28/10/2004 ]
• GARRETT FIRMA PARCERIA COM A REDE BOSCH SERVICE...
 
[ 22/10/2004 ]
• GARRETT ATINGE EM SETEMBRO RECORDE DE PRODUÇÃO DE ...
 
[ 13/10/2004 ]
• GARRETT E SENAC SÃO PAULO FORMAM MAIS UM GRUPO DE ...
 
[ 29/9/2004 ]
• POLIANA CONTI ASSUME DIRETORIA DE RH DA HONEYWELL ...
 
[ 9/9/2004 ]
• ENGENHEIRO BRASILEIRO DA GARRETT VAI PROJETAR TURB...
 
[ 2/9/2004 ]
• GARRETT INSPIRA-SE NAS CORRIDAS PARA AMPLIAR VENDA...
 
[ 23/8/2004 ]
• HONEYWELL TURBO TECHNOLOGIES, NOVO NOME DA GARRETT...
 
[ 2/8/2004 ]
• POLO TRICOMBUSTÍVEL TEM TURBO PROJETADO PELA GARRE...
 
[ 2/8/2004 ]
• NA GARRETT, PATRICIA BUENO ASSUME O CARGO DE CONTR...
 
[ 19/7/2004 ]
• NA FESTA DO CAMINHONEIRO, GARRETT VAI ORIENTAR MOT...
 
[ 5/7/2004 ]
• EMPRESAS DE GUARULHOS UNEM-SE POR MELHOR QUALIDADE...
 
[ 28/6/2004 ]
• WILSON DIAS, MAIS UM BRASILEIRO DESIGNADO PARA A G...
 
[ 17/6/2004 ]
• TURBO GARRETT CONTRIBUIU PARA O RECORDE MUNDIAL DE...
 
[ 8/6/2004 ]
• GARRETT REGISTRA CRESCIMENTO DE 20% NA PRODUÇÃO DE...
 
[ 3/6/2004 ]
• CHRISTIAN STRECK, NOVO GERENTE DE ENGENHARIA DA GA...
 
[ 21/5/2004 ]
• GARRETT CONQUISTA O PRÊMIO MARCA PELO QUINTO ANO C...
 
[ 17/5/2004 ]
• PARATI BRASILEIRA DESTACA-SE EM TESTE DA GARRETT, ...
 
[ 7/5/2004 ]
• JORNALISTAS COMPLETAM DEZ CORRIDAS NO TESTE COM O ...
 
[ 4/5/2004 ]
• GARRETT ANUNCIA ESTAR PRONTA PARA FORNECER TURBOS ...
 
[ 26/4/2004 ]
• KARINA K. DIAS, ENGENHEIRA BRASILEIRA É DESIGNADA ...
 
[ 14/4/2004 ]
• ENGENHEIRO DA GARRETT GANHA PRÊMIO DE TECNOLOGIA D...
 
[ 6/4/2004 ]
• COM TURBO GARRETT,VW LUPO É UM DOS CARROS MAIS E...
 
[ 11/3/2004 ]
• CAMINHÃO MERCEDES ATINGE UM MILHÃO DE QUILÔMETROS ...
 
[ 25/2/2004 ]
• NO DIA DA MULHER, GARRETT PRESTA HOMENAGEM ÀS MOTO...
 
[ 11/2/2004 ]
• COM BITURBO GARRETT, BENTLEY ARNAGE T-24 MULLINER ...
 
[ 3/2/2004 ]
• GARRETT ULTRAPASSA 200.000 TURBOS PRODUZIDOS EM 20...
 
[ 22/1/2004 ]
• GARRETT RECEBE RECOMENDAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO ...
 
[ 14/1/2004 ]
• JOSÉ RUBENS VICARI ASSUME DIREÇÃO GERAL DA GARRETT...
 
[ 6/1/2004 ]
• NA TURBOALIMENTAÇÃO, O AR AJUDA A AUMENTAR A POTÊN...
 


Garrett


- Eventos
- Banco de Imagens

http://www.garrett.com.br/

 

Release: 2/8/2004
POLO TRICOMBUSTÍVEL TEM TURBO PROJETADO PELA GARRETT
 
Alta Resolução Equipamento proporciona funcionamento eficiente com álcool, gasolina e até gás natural

Um turbo que funciona com álcool, gasolina, qualquer mistura desses dois combustíveis e até com GNV é um dos componentes que contribuíram para o êxito do projeto do motor "Tri Fuel", desenvolvido pela Bosch, num automóvel Volkswagen Polo 1.6. A proposta é proporcionar uma alternativa viável de aproveitamento de combustíveis alternativos, com desempenho eficiente, economia de combustível e reduzido nível de emissão de poluentes, como dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.

O turbo utilizado no projeto é um modelo Garrett GT15S, calibrado para pressão entre 0,8 e 0,9 bar. Com a utilização de gasolina, o motor do VW Polo apresentou a potência de 102 cv e permitiu a sua elevação para 108 cv, com GNV, e para 119 cv, com o álcool. Em testes de aceleração, o Polo 1.6 tricombustível, com gasolina, registrou 13,4 segundos para atingir a velocidade de 100 km/h. Com GNV o tempo foi reduzido para 12,1 segundos e com álcool chegou a 11,2 segundos.

Na avaliação do engenheiro Fábio Souza Ferreira, gerente da área de injeção eletrônica da Bosch e responsável pelo desenvolvimento do protótipo, o objetivo do projeto é oferecer às fábricas de automóveis alternativas viáveis de utilização de combustíveis com a melhor relação custo/benefício. Fábio Ferreira acrescenta que o projeto também teve o desafio de proporcionar um carro com dirigibilidade agradável e de muita eficiência geral.

Celso Samea, diretor comercial da Garrett, esclareceu que a empresa participa ativamente de programas voltados para a evolução tecnológica da indústria automobilística e que resultem em benefícios ao consumidor. "Por isso, aceitamos o desafio de participar do projeto da Bosch, que surge num momento oportuno em que o mundo se defronta com alta do preço do petróleo. Em situações como essa, a engenharia brasileira costuma descobrir soluções, como ocorreu com o Proálcool, na década de 80 e, atualmente, com as perspectivas de desenvolvimento do biodiesel e a estratégica adoção dos veículos flexíveis", finalizou Samea.

Foto: arquivo Bosch


 

Releases Anteriores

[ 2003 ]

[ 2004 ]

[ 2005 ]

[ 2006 ]