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Garrett


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Release: 9/11/2004
NA SAE 2004, GARRETT MOSTRA O FUTURO E COMEMORA O CENTENÁRIO DO TURBO
 
Alta Resolução Empresa antecipa os 100 anos da invenção do sistema e da fundação da engenharia da mobilidade

Os cem anos de invenção da turboalimentação de motores, ocorrida em 1905 pelo suiço Alfred Bücchi, e a fundação da SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) no mesmo ano, serão realçados pela Garrett durante o Congresso SAE 2004, com a apresentação de tecnologias que desenvolve para aplicação em futuro próximo.

Os turbos em desenvolvimento vão mostrar a contribuição da empresa para a maior eficiência do sistema com crescente utilização pelas fábricas de veículos, especialmente no mercado europeu. As propriedades de acentuar o desempenho do motor, reduzir o consumo de combustível e, principalmente, preservar o meio ambiente, fazem com que a totalidade dos veículos comerciais e mais de 40% dos automóveis vendidos na Europa sejam equipados com sistemas de turboalimentação.

Os futuros projetos da Garrett estão baseados na tecnologia de turbina com geometria variável, que introduziu no mercado brasileiro na pick-up Ford Ranger e no caminhão leve Accelo, primeiros do País com esse recurso que acentua o nível de torque do motor em baixas rotações.

Entre as novas tecnologias, a Garrett mostrará, em seu estande o AVNT (Advanced VNT), o VNT Step 3, o GT 17 REA e o VNT Double Axle, diversificados sistemas para motores movidos com os mais diferentes tipos de combustíveis.

O VNT proporciona melhora no balanço do torque e da potência do motor. Caracteriza-se pela utilização de palhetas móveis na entrada do rotor da turbina, que controla o seu carregamento em altas e baixas rotações (mudam de posição, para admitir maior quantidade de ar, de acordo com a pressão no acelerador). Seus principais benefícios são o aproveitamento mais eficiente do combustível, a redução da emissão de gases poluentes e a melhor dirigibilidade. Outra característica é poder ser utilizado com sistema EGR, que otimiza a recirculação dos gases de escape pela variação de carregamento da turbina o amplia os benefícios ao meio ambiente.

O VNT Step 3 apresenta mudança na localização do conjunto de pás móveis. Seu desenho, associado aos novos recursos de aerodinâmica, proporciona maiores níveis de eficiência, tanto em torque quanto em potência.

O GT 17 REA (Rotary Electric Atuator) tem, como características, maiores perfeição e velocidade na atuação. Essa atuação independe do sinal de pressão, fundamental para os atuadores pneumáticos, muito utilizados nos turbocompressores.

O AVNT é um turbo destinado a motores a diesel com capacidade cúbica de 4 a 7 litros. Como diferença em relação aos turbos VNT, possui sistema de atuação eletro-hidráulico integrado, rotores de pás móveis com deslocamento em guias e possibilidade de "wastegate" interno. O "wastegate" é um dispositivo que funciona para alívio da pressão exercida ao sistema.

Outra variação da Garrett na tecnologia de geometria variável é o VNT Double Axle, desenvolvido para motores de grande capacidade cúbica e destinado a veículos pesados e extra-pesados. Entre seus diferenciais, pode ser utilizado como freio motor, contribuindo para a segurança e a longa vida dos sistemas, especialmente o de freios.

Turbo compacto

A Garrett também apresentará novas formas aerodinâmicas para a redução do tamanho dos compressores e das turbinas. O objetivo é abreviar o tempo de resposta do turbo e do aquecimento do catalisador, além de facilitar as operações de montagem.

Outro recurso é a tecnologia de coletor de escape integrado à carcaça da turbina, que proporciona instalação mais compacta e simples e a vantagem da redução da inércia térmica do sistema, muito importante no período de aquecimento do catalisador.


 

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