[ 22/12/2004 ]
• TURBO DE ÔNIBUS DA EMPRESA OURO E PRATA SUPERA DEZ...
 
[ 15/12/2004 ]
• GARRETT MOSTRA COMO LEGALIZAR A INSTALAÇÃO DE TURB...
 
[ 8/12/2004 ]
• ANTES DE RECEBER O DIPLOMA ESTUDANTES CONSTRÓEM PR...
 
[ 25/11/2004 ]
• GARRETT PREMIA FORNECEDORES E MOSTRA AS TENDÊNCIAS...
 
[ 9/11/2004 ]
• NA SAE 2004, GARRETT MOSTRA O FUTURO E COMEMORA ...
 
[ 5/11/2004 ]
• GARRETT PROMOVE SIMPÓSIO COM FORNECEDORES PARA GAR...
 
[ 28/10/2004 ]
• GARRETT FIRMA PARCERIA COM A REDE BOSCH SERVICE...
 
[ 22/10/2004 ]
• GARRETT ATINGE EM SETEMBRO RECORDE DE PRODUÇÃO DE ...
 
[ 13/10/2004 ]
• GARRETT E SENAC SÃO PAULO FORMAM MAIS UM GRUPO DE ...
 
[ 29/9/2004 ]
• POLIANA CONTI ASSUME DIRETORIA DE RH DA HONEYWELL ...
 
[ 9/9/2004 ]
• ENGENHEIRO BRASILEIRO DA GARRETT VAI PROJETAR TURB...
 
[ 2/9/2004 ]
• GARRETT INSPIRA-SE NAS CORRIDAS PARA AMPLIAR VENDA...
 
[ 23/8/2004 ]
• HONEYWELL TURBO TECHNOLOGIES, NOVO NOME DA GARRETT...
 
[ 2/8/2004 ]
• POLO TRICOMBUSTÍVEL TEM TURBO PROJETADO PELA GARRE...
 
[ 2/8/2004 ]
• NA GARRETT, PATRICIA BUENO ASSUME O CARGO DE CONTR...
 
[ 19/7/2004 ]
• NA FESTA DO CAMINHONEIRO, GARRETT VAI ORIENTAR MOT...
 
[ 5/7/2004 ]
• EMPRESAS DE GUARULHOS UNEM-SE POR MELHOR QUALIDADE...
 
[ 28/6/2004 ]
• WILSON DIAS, MAIS UM BRASILEIRO DESIGNADO PARA A G...
 
[ 17/6/2004 ]
• TURBO GARRETT CONTRIBUIU PARA O RECORDE MUNDIAL DE...
 
[ 8/6/2004 ]
• GARRETT REGISTRA CRESCIMENTO DE 20% NA PRODUÇÃO DE...
 
[ 3/6/2004 ]
• CHRISTIAN STRECK, NOVO GERENTE DE ENGENHARIA DA GA...
 
[ 21/5/2004 ]
• GARRETT CONQUISTA O PRÊMIO MARCA PELO QUINTO ANO C...
 
[ 17/5/2004 ]
• PARATI BRASILEIRA DESTACA-SE EM TESTE DA GARRETT, ...
 
[ 7/5/2004 ]
• JORNALISTAS COMPLETAM DEZ CORRIDAS NO TESTE COM O ...
 
[ 4/5/2004 ]
• GARRETT ANUNCIA ESTAR PRONTA PARA FORNECER TURBOS ...
 
[ 26/4/2004 ]
• KARINA K. DIAS, ENGENHEIRA BRASILEIRA É DESIGNADA ...
 
[ 14/4/2004 ]
• ENGENHEIRO DA GARRETT GANHA PRÊMIO DE TECNOLOGIA D...
 
[ 6/4/2004 ]
• COM TURBO GARRETT,VW LUPO É UM DOS CARROS MAIS E...
 
[ 11/3/2004 ]
• CAMINHÃO MERCEDES ATINGE UM MILHÃO DE QUILÔMETROS ...
 
[ 25/2/2004 ]
• NO DIA DA MULHER, GARRETT PRESTA HOMENAGEM ÀS MOTO...
 
[ 11/2/2004 ]
• COM BITURBO GARRETT, BENTLEY ARNAGE T-24 MULLINER ...
 
[ 3/2/2004 ]
• GARRETT ULTRAPASSA 200.000 TURBOS PRODUZIDOS EM 20...
 
[ 22/1/2004 ]
• GARRETT RECEBE RECOMENDAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO ...
 
[ 14/1/2004 ]
• JOSÉ RUBENS VICARI ASSUME DIREÇÃO GERAL DA GARRETT...
 
[ 6/1/2004 ]
• NA TURBOALIMENTAÇÃO, O AR AJUDA A AUMENTAR A POTÊN...
 


Garrett


- Eventos
- Banco de Imagens

http://www.garrett.com.br/

 

Release: 8/12/2004
ANTES DE RECEBER O DIPLOMA ESTUDANTES CONSTRÓEM PRIMEIRO CARRO
 
Alta Resolução Grupo de alunos projeta carro para aprender e disputar o campeonato da Fórmula SAE

Antes mesmo de concluir o curso de engenharia mecânica, um grupo de estudantes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) já construiu um carro de corridas, ao qual deram o nome provisório de F1. Apaixonados por automóveis, projetaram um monoposto da Fórmula SAE, categoria criada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), para dar aos estudantes a oportunidade de se exercitarem na atividade em que brevemente irão trabalhar.

Com esse carro, vão representar a faculdade e o Rio de Janeiro no Campeonato da Fórmula SAE, que será disputado a partir do próximo ano. Para as provas do calendário, o F1 estará ainda mais competitivo, porque o motor a álcool de 500 cm³ de cilindrada vai receber um turbo Garrett que, pelo menos, duplicará a potência, atualmente com 54 cv. Com peso de apenas 300 quilos, a velocidade atual de 100 km/h será ampliada para mais de 150 km/h.

Já no primeiro teste, esses jovens foram aprovados com o segundo lugar na competição entre faculdades de engenharia, disputada na área de estacionamento do Transamérica Expo Center, local do Congresso SAE 2004, em São Paulo (SP). O troféu conquistado representou a comprovação do êxito do projeto e se constituiu em incentivo para o grupo. Tão importante quanto o troféu foram os elogios recebidos de Wilson Fittipaldi Júnior, que aceitou convite para entrar no carro e avaliar o trabalho dos estudantes.

Sob a orientação do professor Fernando Castro Pinto, os estudantes - entre os quais Paula, que também cuida da comunicação do grupo - desenharam o chassi, a suspensão e os demais componentes numa folha de papel vegetal. Depois, cortaram os tubos de acordo com as medidas previstas e deram forma à estrutura.

Em seguida, construíram os braços da suspensão independente para as quatro rodas, o tanque, o banco e instalaram pedais, volante, assim como o conjunto de freios a disco, a transmissão, o motor da Honda CB 500 e caixa de câmbio de quatro marchas, cobertos por uma carroceria mesclada em chapa e em fibra de vidro. As rodas são de ferro, do Chevrolet Celta, e os pneus, do tipo "slick", têm medidas 175x50x13, da Fórmula Renault.

Na opinião dos estudantes, o resultado das provas é apenas um detalhe. Para eles, a vitória será gratificante, mas a prioridade é aprender, aprimorar os seus talentos e garantir a oportunidade de trabalhar numa montadora, onde poderão ajudar a projetar carros modernos, confortáveis, eficientes e seguros.


Crédito da foto: Leandro Brandão


 

Releases Anteriores

[ 2003 ]

[ 2004 ]

[ 2005 ]

[ 2006 ]