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Release: 29/11/2005
HONEYWELL PRODUZ BANCADA DE TESTES NO BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO DE TURBOS
 
Equipamento permitirá realizar no País testes que
antes dependiam de laboratórios da empresa no exterior

A Honeywell Turbo Tecnhologies acaba de construir uma bancada para testes, desenvolvimento e otimização de turboalimentadores para motores de pick-ups e veículos comerciais leves produzidos na região do Mercosul. Instalada na fábrica da empresa, no bairro de Bonsucesso, município de Guarulhos, estado de São Paulo, a bancada, denominada “Gas Stand”, exigiu investimento da ordem de US$ 200 mil.

José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Turbo Technologies, esclareceu que o novo equipamento permitirá à empresa maiores rapidez e flexibilidade para o desenvolvimento de produtos para o mercado da região, especialmente os relacionados às futuras legislações de emissões. Destacou, também, que permitirá a redução do tempo a ser cumprido ao longo dos testes para atender às necessidades de cada fabricante de motor.

Entre os ensaios que serão executados pelo “Gas Stand” estão a qualificação do sistema de mancais do turbo (radiais e axial) e de componentes de fontes alternativas para a produção; otimização de performance de rotores e carcaças (compressor e turbina); durabilidade de componentes (testes térmicos, mecânicos e de fadiga) e análise de vibrações e ruído.

Projetado e desenvolvida no Brasil, o “Gas Stand” possui características distintas de equipamentos semelhantes instalados em outros laboratórios da Honeywell, em vários países, como Estados Unidos, França, Inglaterra, China e Japão. Entre as diferenças, a bancada brasileira funciona com gás propano, como combustível, com maior facilidade de fornecimento na região do que o gás natural. “Em vez de simplesmente copiar bancadas instaladas em outras divisões, preferimos projetar e desenvolver um equipamento de acordo com os recursos disponíveis e as características dos motores da região”, salientou Vicari.

O “Gas Stand” é uma bancada de testes que inclui um combustor (queimador) de gás e ar. O ar é fornecido por um compressor externo, que aciona o estágio da turbina do turboalimentador. Entre as vantagens que o “Gas Stand” proporciona está a operação do turbo nos limites de suas condições de funcionamento, superiores às proporcionadas pelo componente instalado no motor.

Tanto o queimador quanto o turbo são controlados por válvulas comandadas por um sistema de automação, que monitora e controla as condições de operações mediante a leitura dos sensores de pressão, temperatura, vazão e rotação, colocados em pontos estratégicos da bancada e do próprio turbo. Todas as operações são feitas independentemente do operador, mas o “Gas Stand” pode ser comandado manualmente, na execução de ensaios simplificados.

Outras partes que compõem a bancada são o sistemas de lubrificação, que fornece o óleo ao turbo em condições específicas de pressão, temperatura e vazão, e o de arrefecimento.

A construção da bancada representa uma união de tecnologias brasileira e internacional. O combustor, considerado o coração do equipamento, foi importado da Inglaterra e a parte de automação foi montada pela T-Systems, do Brasil. Também é nacional o grupo de lubrificação (bombas que fornecem o óleo para manter as condições adequadas de temperatura e de pressão).

Outro benefício proporcionado pela instalação da bancada é a profissionalização dos operadores, que passam a realizar no Brasil um trabalho até agora executado em outros países. Os operadores participam do projeto desde o início, o que contribuirá para a ampliação dessa atividade no País. Vicari explicou que os engenheiros estabelecem os testes a serem realizados, mas os operadores têm função importante pela responsabilidade ao longo da execução dos ensaios.


 

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